Formação Hipnose em Crianças e Adolescentes
Data: 20 e 21 Abril 2024 | 26 e 27 Abril 2024
Horário: (20 e 21): Sáb. e Dom (9:30 – 18:30) (26 e 27): Sex. (19:30 – 23:30) Sáb. (9:30 – 18:30)
Local: Porto – Academia da Formação Dr. Alberto Lopes
Formato: Presencial e/ou Online
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Inscrições em: Academia da Formação
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);
- Descrição
- MÓDULOS
- CONDIÇÕES
- Avaliações (7)
Descrição
A hipnose como ferramenta terapêutica ajuda no tratamento de muitas condições clínicas que podem afetar o desenvolvimento de uma criança, tais como, ansiedade, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, sintomatologia depressiva, hábitos disfuncionais, entre outras.
Nesta formação de Hipnose em Crianças e Adolescentes irá aprender os fundamentos da hipnose em crianças, através da sua história, definições, benefícios e da metodologia, onde serão focados os principais pontos de intervenção: Definição, Identificação, Restruturação e Consolidação.
Módulo I – Hipnose em crianças: Fundamentos
- História da hipnose em crianças;
- Definição de hipnose;
- Diferenciação de hipnose em crianças vs adulto;
- Abordagem terapêutica centrada na criança;
- Três feridas emocionais no desenvolvimento da criança;
Módulo II – Hipnose em crianças: Benefícios
- Benefícios da hipnose em crianças;
- Psicodinâmica do problema;
- Hipnose como processo de comunicação terapêutica;
- Metáforas terapêuticas;
- Passos para uma intervenção eficaz;
Módulo III – Hipnose em crianças: Definição dos objetivos
- Empatia terapêutica e como promover o rapport
- Definição dos objetivos de intervenção
- Conceitos de hipnose para criança vs família
- Testes de Suscetibilidade Hipnótica
Módulo IV – Hipnose em crianças: Identificação do problema
- Estrutura da sessão
- Identificar a(s) causa(s) / origem de um sintoma
- Aplicação de protocolos para indução hipnótica
- Dissociação estado atual vs estado desejado
Módulo V – Hipnose em crianças: Restruturação do problema
- Fortalecimento do Ego da criança;
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Mudança no comportamento;
Módulo VI – Hipnose em crianças: Consolidação do novo comportamento
- Importância de identificar os resultados positivos;
- Reforçar o novo comportamento potencializando a confiança;
Módulo VI – Hipnose em crianças: Protocolo para Hábitos Disfuncionais
- Diferenciação de um hábito normal vs disfuncional
- Tipologia e características do Tique & Hábito
- Tipologia e características da Enurese & Encoprese
- Identificação da causa (s) que podem potencializar um hábito disfuncional;
- O cérebro como sala de controlo do funcionamento do corpo;
- Hipnose como ferramenta de intervenção em hábitos disfuncionais;
Módulo VII – Hipnose em crianças: Protocolo para Dificuldades de Aprendizagem
- Diferenciação da aprendizagem normal vs disfuncional;
- Identificação da causa (s) que podem potencializar a dificuldade de aprendizagem;
- Compreensão e estratégias de resolução de conflito interior na criança;
- O Poder do Elogio na construção da autoestima;
- Estratégias parentais para incentivarem o estudo;
- Estratégias para potencializar o rendimento escolar;
- Hipnose como ferramenta de intervenção nas dificuldades de aprendizagem
Módulo VIII – Hipnose em crianças: Protocolo para o Medo Fóbico
- Diferenciação do medo funcional vs disfuncional;
- Características e diferenciação dos diversos tipos de ansiedade na criança;
- Identificação da causa (s) que podem potencializar o medo;
- Estado de alerta permanente e a necessidade de a criança sentir-se segura;
- Estratégias de coping para potencializar um novo comportamento;
- Hipnose como ferramenta de intervenção nos diferentes tipos de medos disfuncionais;
Para mais informações:
Esta formação tem lugares limitados.
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);
A Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reserva-se no direito de admissão dos formandos
Pedro Salgado Ribeiro –
O Dr. Paulo Dias é, no melhor significado da expressão, «um excelente contador de histórias para crianças». A forma como aborda os problemas a resolver, o seu envolvimento com o cliente/ paciente e a utilização das respectivas técnicas são, indubitavelmente, uma «fórmula mágica»!
Parabéns! Foi um privilégio ter sido seu formando no curso de Hipnose Clínica em Crianças.
Fiona Nunes –
Obrigada Dr. Paulo pela sua simpatia e generosidade em partilhar connosco técnicas tão simples, maravilhosas e eficazes, e também pelas dicas de valiosos anos de prática!!!! Foi um prazer aprender consigo e aconselho vivamente esta formação!!! Na minha opinião também é um excelente complemento da formação HCI do Dr. Alberto Lopes.
Mais uma vez obrigada por tudo e desejo-lhe muito sucesso pessoal e profissional!!!!
Anabela Monteiro –
Simplesmente, um curso incrível e uma mais valia para qualquer terapeuta de hipnose.
Neste curso, aprendemos a utilizar a hipnose, como uma ferramenta terapêutica para o tratamento de alguns problemas que podem afetar o desenvolvimento das crianças. A forma como o Dr. Paulo Dias, transmitiu os conteúdos e partilhou connosco técnicas simples e eficazes, demonstrou um enorme conhecimento e profissionalismo, nesta área.
Eu, agradeço, profundamente, ao Dr. Paulo Dias, toda a entrega, carinho, simpatia e generosidade, com que se dedicou à formação e aos formandos. Foi com muita satisfação que assisti a esta formação e tive a oportunidade de aprender conteúdos e técnicas, tão valiosos. Desejo-lhe imenso sucesso…
Sem dúvida, um curso que recomendo vivamente.
Um bem-haja ao Dr. Paulo Dias e a toda a equipa da Academia da Formação Dr. Alberto Lopes.
Hugo Carvalho –
Proponho-me falar da formação de hipnoterapia para crianças que recentemente fiz com o Dr. Paulo Dias.
Qualquer formação tem vários desafios, sendo um particularmente difícil, que é a ordenação e a transmissão das ideias que queremos que os alunos absorvam com os seus canais de representação e de uma matéria complexa transforma-la numa matéria simples com um encadeamento lógico.
Foi isto a que assisti neste curso, um Homem invulgar na sua simplicidade e facilidade comunicativa e com o dom de transfigurar assuntos complexas em simples.
Foi um privilégio para mim conhece-lo
Um bem-haja
Ana Cláudia Silva –
Conclui recentemente a formação Hipnose Clínica em Crianças, 4 steps’ therapy, na qual ficaram patentes os profundos conhecimentos teóricos e práticos de Dr. Paulo Dias, relativamente à intervenção clínica com crianças nesta abordagem específica bem como no âmbito da psicologia em geral. A clareza de exposição, a disponibilidade para esclarecimentos, a metodologia de intervenção em si afigurou-se uma mais valia para os formandos, como profissionais, bem como para os beneficiários da Terapia, crianças e respetivas famílias, sobretudo numa época em que a atenção naquele grupo etário se provou ser da maior relevância, também para o futuro da sociedade em si, com adultos equilibrados e felizes.
Ana Cláudia Silva –
Excelente formação. Ao nível da intervenção com crianças, o modelo 4 steps’ therapy afigura-se de particular importância e qualidade. Dr Paulo Dias revelou sérios conhecimentos específicos e generalistas no âmbito da psicologia e desenvolvimento infantil e juvenil. A sua disponibilidade no acompanhamento aos formandos foi inexcedível. Obrigada!
Cristina Fernandes –
Sou Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta há cerca de 15 anos e posso afirmar que esta formação surpreendeu-me não só pela pertinência e organização dos conteúdos, mas também pela entrega, dedicação, conhecimento e experiência, que o Dr.Paulo evidencia e partilha generosamente com os alunos. Qualquer expectativa que eu tivesse foi largamente superada e aguardo futuras formações para poder continuar a aprofundar os meus conhecimentos e técnicas aplicadas a crianças. Considero esta formação imprescindível para todos os que trabalham ou lidam com crianças, Grata Dr.Paulo, pelo seu profissionalismo e pelo seu trabalho em prol daqueles que são o nosso futuro. Bem-haja 🙏