Formação Hipnose Clínica em Crianças: 4 Steps´ Therapy

Formação Hipnose Clínica em Crianças: 4 Steps´ Therapy

Data: 23 e 24 | 29  e 30 de maio 2020

Horário: (sábado e domingo – 9h30 às 18h30) | (Sexta 19h00 às 23h00 e Sábado 9h30 às 18h30)

Local: Porto – Academia da Formação Dr. Alberto Lopes

Pré-requisitos: Profissionais da área da saúde, educação, e desenvolvimento pessoal

Inscrições em:  >> AcademiadaFormação

Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes;

 

Brevemente inscrições disponíveis.

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Descrição

O desenvolvimento de uma criança engloba vários desafios e conflitos que, quando superados de uma forma negativa, podem trazer alguns problemas/perturbações que podem influenciar nas dimensões, emocional, física, social e cognitiva.

A hipnose como ferramenta terapêutica ajuda no tratamento de muitas condições clínicas que podem afetar o desenvolvimento de uma criança, tais como, perturbações de ansiedade, problemas de comportamento, dificuldades de aprendizagem, sintomatologia depressiva, hábitos disfuncionais, controlo da dor, entre outras.

Nesta formação de Hipnose Clínica em Crianças irá aprender os fundamentos da hipnose em crianças, através da sua história, definições, benefícios e da metodologia 4 Steps ´ Therapy (Terapia em 4 Passos), onde se irão focar os principais pontos de intervenção terapêutica: Definição, Identificação, Restruturação e Consolidação.

MÓDULO I - Fundamentos da hipnose em crianças

  • História da hipnose em crianças
  • Definição de hipnose
  • Diferenciação de hipnose em criança vs adulto
  • Abordagem terapêutica centrada na criança
  • Três feridas emocionais no desenvolvimento da criança
  • Benefícios da hipnose em crianças
  • Psicodinâmica do problema
  • Hipnose como processo de comunicação terapêutica
  • Metáforas terapêuticas

 

MÓDULO II - 4 Steps ´Therapy (Terapia em 4 Passos)

  • Empatia terapêutica e como promover o rapport
  • Definição dos objetivos de intervenção
  • Conceitos de hipnose para criança vs família
  • Testes de Suscetibilidade Hipnótica
  • Estrutura da sessão terapêutica
  • Identificar a(s) causa(s) / origem de um sintoma
  • Aplicação de protocolos para indução hipnótica
  • Técnica de dissociação estado atual vs estado desejado
  • Aplicação de protocolos de intervenção nas diferentes problemáticas desenvolvimentais:
    – Fortalecimento do Ego da criança;
    – Redução dos níveis de ansiedade;
    – Mudança no comportamento opositor e desafiador;
    – Controlo da dor psicossomática;
  • Importância de reforçar o novo comportamento;
  • Aplicação de protocolo de reforço do novo comportamento potencializando a confiança;

 

MÓDULO III - Protocolos para Intervenção Terapêutica

Hábitos Disfuncionais 

  • Diferenciação de um hábito normal vs disfuncional;
  • Tipologia e características do Tique & Hábito;
  • Tipologia e características da Enurese & Encoprese;
  • Identificação da causa (s) que podem potencializar um hábito disfuncional;
  • O cérebro como sala de controlo do funcionamento do corpo;
  • Aspectos relevantes na construção de um modelo de intervenção;
  • Aplicação de protocolos de intervenção em hábitos disfuncionais;

Dificuldades na Aprendizagem

  • Diferenciação da aprendizagem normal vs disfuncional;
  • Identificação da causa (s) que podem potencializar a dificuldade de aprendizagem;
  • Compreensão e estratégias de resolução de conflito interior na criança;
  • O Poder do Elogio na construção da auto-estima;
  • Estratégias parentais para incentivarem o estudo;
  • Estratégias para potencializar o rendimento escolar;
  • Aspectos relevantes na construção de um modelo de intervenção;
  • Aplicação de protocolos de intervenção nas dificuldades de aprendizagem;

Medo fóbico

  • Diferenciação do medo funcional vs disfuncional;
  • Características e diferenciação dos diversos tipos de ansiedade na criança;
  • Identificação da causa (s) que podem potencializar o medo;
  • Estado de alerta permanente e a necessidade da criança sentir-se segura;
  • Estratégias de coping para potencializar um novo comportamento;
  • Aspectos relevantes na construção de um modelo de intervenção;
  • Aplicação de protocolos de intervenção nos diferentes tipos de medos disfuncionais;
  • Para mais informações: academiadaformacaodralbertolopes
  • Esta formação tem lugares limitados.
  • A Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reserva-se no direito de admissão dos formandos

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