Formação Hipnose em Crianças e Adolescentes
Data: 30 e 31 Maio 2025
Horário: (9:30 – 18:30)
Local: Porto – Academia da Formação Dr. Alberto Lopes
Formato: Presencial e/ou Online
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Inscrições em: Academia da Formação
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);
- Descrição
- MÓDULOS
- CONDIÇÕES
- Avaliações (8)
Descrição
A hipnose como ferramenta no contexto terapêutico e no desenvolvimento pessoal ajuda de forma eficaz, na resolução de muitas condições que podem afetar o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes.
Mas o que é exatamente a hipnose e como ela pode ser aplicada de forma segura e eficaz em crianças/adolescentes? Como podemos garantir que essa prática seja benéfica e não cause nenhum tipo de desconforto ou risco?
Nesta formação, iremos explorar o uso da hipnose em diferentes contextos e compreender como pode ajudar as crianças/adolescentes a lidar de forma mais resiliente com emoções, como o medo, a frustração, raiva, tristeza, a reduzir a ansiedade, a melhorar o desempenho escolar, a desenvolver a autoestima e muito mais.
O principal objetivo desta formação é ensinar como a hipnose pode ser um aliado valioso no desenvolvimento saudável das próximas gerações, proporcionando-lhes competências necessárias para enfrentar os desafios da vida com confiança e resiliência.
Módulo I – Desenvolvimento Emocional das Crianças e Adolescentes
- Desenvolvimento emocional na “Geração Digital”;
- Principais desafios emocionais enfrentados na parentalidade;
- As 3 feridas emocionais que ocorrem no desenvolvimento das crianças e adolescentes;
- A influência das emoções no equilíbrio mente-corpo;
- Estratégias para reconhecer e lidar com padrões emocionais disfuncionais;
Objetivo: Perceber o impacto das emoções no equilíbrio mental e comportamental das crianças e adolescentes, considerando os desafios específicos de cada faixa etária.
Módulo II – Conceitos Básicos sobre Hipnose
- Definição, história e mitos da hipnose;
- Mecanismos neurobiológicos da hipnose: como ela atua no cérebro;
- Mente Consciente VS Inconsciente (Uma estrutura mental em desenvolvimento);
- Diferenças entre hipnose em crianças e adultos: adaptação da abordagem;
- Benefícios terapêuticos e comparação com métodos não hipnóticos;
- A hipnose como processo de comunicação: sugestões, metáforas e linguagem simbólica;
- Adequação da hipnose às diferentes faixas etárias;
- A importância de integrar pais no processo terapêutico;
Objetivo: Fornecer os fundamentos teóricos da hipnose e as suas particularidades no contexto da infância e adolescência.
Módulo III – Abordagem Hipnótica Centrada em 4 Passos
- Estruturar a abordagem terapêutica de forma clara e estratégica;
- Enquadramento dos 4 passos para uma intervenção eficaz (definição de objetivos, identificação do problema, reestruturação do problema e consolidação de um novo comportamento);
- Adaptar os passos às necessidades individuais de cada criança ou adolescente;
Objetivo: Aprender a estruturar e aplicar intervenções hipnóticas enquadradas nos 4 passos essenciais.
Módulo IV – Definição dos objetivos
- Empatia terapêutica e como promover o rapport;
- Definição dos objetivos de intervenção;
- Conceitos para explicar a hipnose de maneira simples às crianças vs família;
- Aplicação de testes de suscetibilidade hipnótica;
Objetivo: Desenvolver competências para construir uma relação de confiança terapêutica, estabelecer metas claras para a intervenção e avaliar a predisposição à hipnose de forma estruturada.
Módulo V – Identificação do Problema
- Definição e planeamento de uma estrutura de intervenção;
- Identificação da(s) causa(s) / origem das dificuldades/sintomas/trauma;
- Aplicação de métodos de indução hipnótica específicos;
- Importância de dissociar o estado atual vs estado desejado;
Objetivo: Aprender a identificar a “raíz” das dificuldades apresentadas, planear uma abordagem terapêutica eficaz, aplicar técnicas específicas de indução hipnótica e promover a dissociação entre estados.
Módulo VI – Restruturação do Problema
- Técnicas para restruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam as dificuldades de aprendizagem;
- As Sugestões Impressas na Mente;
- Os Ganhos Secundários;
- O impacto que determinadas vivencias passadas ou situações atuais mal resolvidas podem ter na capacidade de resiliência às adversidades
- Fortalecimento do Ego da criança;
- Redução dos níveis de ansiedade;
- Mudança no comportamento;
Objetivo: Ensinar estratégias para transformar padrões disfuncionais que limitam a superação das dificuldades e promover mudanças positivas, fortalecer a resiliência, a autoestima e o equilíbrio emocional das crianças e adolescentes.
Módulo VII – Consolidação Novo Comportamento
- Importância de identificar os resultados positivos;
- Reforçar o novo comportamento potencializando a confiança;
- Técnicas para consolidar os resultados positivos alcançados e o novo comportamento;
Objetivo: Fornecer ferramentas para reforçar os resultados alcançados, potencializar a autoconfiança e garantir a consolidação de comportamentos positivos de forma duradoura.
Para mais informações:
Esta formação tem lugares limitados.
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);
A Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reserva-se no direito de admissão dos formandos
Pedro Salgado Ribeiro –
O Dr. Paulo Dias é, no melhor significado da expressão, «um excelente contador de histórias para crianças». A forma como aborda os problemas a resolver, o seu envolvimento com o cliente/ paciente e a utilização das respectivas técnicas são, indubitavelmente, uma «fórmula mágica»!
Parabéns! Foi um privilégio ter sido seu formando no curso de Hipnose Clínica em Crianças.
Fiona Nunes –
Obrigada Dr. Paulo pela sua simpatia e generosidade em partilhar connosco técnicas tão simples, maravilhosas e eficazes, e também pelas dicas de valiosos anos de prática!!!! Foi um prazer aprender consigo e aconselho vivamente esta formação!!! Na minha opinião também é um excelente complemento da formação HCI do Dr. Alberto Lopes.
Mais uma vez obrigada por tudo e desejo-lhe muito sucesso pessoal e profissional!!!!
Anabela Monteiro –
Simplesmente, um curso incrível e uma mais valia para qualquer terapeuta de hipnose.
Neste curso, aprendemos a utilizar a hipnose, como uma ferramenta terapêutica para o tratamento de alguns problemas que podem afetar o desenvolvimento das crianças. A forma como o Dr. Paulo Dias, transmitiu os conteúdos e partilhou connosco técnicas simples e eficazes, demonstrou um enorme conhecimento e profissionalismo, nesta área.
Eu, agradeço, profundamente, ao Dr. Paulo Dias, toda a entrega, carinho, simpatia e generosidade, com que se dedicou à formação e aos formandos. Foi com muita satisfação que assisti a esta formação e tive a oportunidade de aprender conteúdos e técnicas, tão valiosos. Desejo-lhe imenso sucesso…
Sem dúvida, um curso que recomendo vivamente.
Um bem-haja ao Dr. Paulo Dias e a toda a equipa da Academia da Formação Dr. Alberto Lopes.
Hugo Carvalho –
Proponho-me falar da formação de hipnoterapia para crianças que recentemente fiz com o Dr. Paulo Dias.
Qualquer formação tem vários desafios, sendo um particularmente difícil, que é a ordenação e a transmissão das ideias que queremos que os alunos absorvam com os seus canais de representação e de uma matéria complexa transforma-la numa matéria simples com um encadeamento lógico.
Foi isto a que assisti neste curso, um Homem invulgar na sua simplicidade e facilidade comunicativa e com o dom de transfigurar assuntos complexas em simples.
Foi um privilégio para mim conhece-lo
Um bem-haja
Ana Cláudia Silva –
Conclui recentemente a formação Hipnose Clínica em Crianças, 4 steps’ therapy, na qual ficaram patentes os profundos conhecimentos teóricos e práticos de Dr. Paulo Dias, relativamente à intervenção clínica com crianças nesta abordagem específica bem como no âmbito da psicologia em geral. A clareza de exposição, a disponibilidade para esclarecimentos, a metodologia de intervenção em si afigurou-se uma mais valia para os formandos, como profissionais, bem como para os beneficiários da Terapia, crianças e respetivas famílias, sobretudo numa época em que a atenção naquele grupo etário se provou ser da maior relevância, também para o futuro da sociedade em si, com adultos equilibrados e felizes.
Ana Cláudia Silva –
Excelente formação. Ao nível da intervenção com crianças, o modelo 4 steps’ therapy afigura-se de particular importância e qualidade. Dr Paulo Dias revelou sérios conhecimentos específicos e generalistas no âmbito da psicologia e desenvolvimento infantil e juvenil. A sua disponibilidade no acompanhamento aos formandos foi inexcedível. Obrigada!
Cristina Fernandes –
Sou Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta há cerca de 15 anos e posso afirmar que esta formação surpreendeu-me não só pela pertinência e organização dos conteúdos, mas também pela entrega, dedicação, conhecimento e experiência, que o Dr.Paulo evidencia e partilha generosamente com os alunos. Qualquer expectativa que eu tivesse foi largamente superada e aguardo futuras formações para poder continuar a aprofundar os meus conhecimentos e técnicas aplicadas a crianças. Considero esta formação imprescindível para todos os que trabalham ou lidam com crianças, Grata Dr.Paulo, pelo seu profissionalismo e pelo seu trabalho em prol daqueles que são o nosso futuro. Bem-haja 🙏
Fernanda –
O Dr Paulo, para além de um ser-humano incrível, é um profissional de excelência.
Esta formação foi uma alavanca na minha vida profissional pois, para além de hipnoterapeuta, sou técnica de educação e, como tal, apoio crianças e jovens com dificuldades de “crescimento” e trouxe-me conteúdos muito úteis para aplicar nas sessões.
A metodologia seguida pelo Dr Paulo é muito prática (para além da expositiva) e “esmiuçada”, o que permite que o formando fique completamente esclarecido sobre as problemáticas e as ferramentas a elas adequadas.
Como dizem os orientais, o Dr Paulo ensina-nos a pescar (ao invés de nos dar o peixe) e isso é algo muito útil para quem exerce a terapia pois fica, desde logo, apto a aplicar o aprendizado, na sua vida diária.
É, sem dúvida, uma das formações “obrigatórias” para quem trabalha com crianças, pois mais do que o futuro, as crianças são o presente e merecem ser tratadas como tal
Bem haja por todo o seu profissionalismo e empatia. e por fazer parte desta mudança de mentalidades.
🙏🏻