Hipnose em Crianças e Adolescentes – PRO
Data: 17 e 18 Abril 2026
Horário: (9:30 – 17:30)
Local: Porto – Academia da Formação Dr. Alberto Lopes
Formato: Presencial e/ou Online
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Inscrições em: Academia da Formação
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);


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Descrição
O porquê desta formação ser importante ?
Hoje, cada vez mais crianças e adolescentes são sobrecarregados, emocionalmente frágeis, ansiosos, com dificuldades de aprendizagem, hábitos desajustados, dores sem explicação e medos que limitam a sua autonomia. Estes sintomas não são apenas comportamentos isolados. São sinais de padrões inconscientes que pedem uma intervenção mais profunda e simbólica.
A hipnose, permite aceder a esses padrões e transformá-los a partir de dentro. E é exatamente isso que esta formação oferece: protocolos práticos, seguros e adaptados à realidade das crianças e adolescentes, centrados nos desafios mais frequentes. Não se trata apenas de aprender técnicas. Trata-se de ganhar ferramentas para promover mudanças reais, com mais confiança, mais clareza e mais eficácia.
Para quem é a formação HCA PRO
A HCA PRO foi criada para profissionais que já conhecem os fundamentos da hipnose e desejam aprofundar a prática através de protocolos específicos de intervenção.
É ideal para quem:
Já concluiu a formação HCA 4 Steps ou possui experiência prévia em hipnose;
Pretende dominar protocolos práticos e replicáveis para problemáticas comuns em crianças e adolescentes (como ansiedade, baixa autoestima, dificuldades de aprendizagem, medos fóbicos e dores psicossomáticas);
Quer elevar o nível da sua intervenção com ferramentas mais precisas e direcionadas;
Procura maior segurança e autonomia na condução de processos de mudança e desenvolvimento.
A HCA PRO é o nível avançado da abordagem, pensada para quem quer ir além da teoria e dominar a aplicação prática da hipnose em contextos com crianças e adolescentes.
Módulo I – Desafios do Desenvolvimento Atual
Objetivo: Compreender o contexto emocional, familiar e social atual das crianças e adolescentes e os principais desafios que interferem no seu desenvolvimento.
- Infância ansiosa e adolescência sobrecarregada: o novo perfil infantojuvenil;
- A desconexão entre o desenvolvimento emocional e as exigências externas;
- A ausência de limites como fator desorganizador do comportamento;
- O papel dos pais na amplificação ou contenção dos sintomas;
- Vantagens da hipnose como via de mudança e regulação;
Módulo II – Autoestima e a Imagem Interna
Objetivo: Promover uma estrutura interna mais segura e positiva, reduzindo inseguranças e conflitos emocionais associados à desvalorização pessoal.
- Diferença entre falta e excesso de estima;
- A importância da validação emocional na infância;
- Relação entre autoestima, comportamento opositor e retraimento social;
- Efeitos nocivos da autocrítica e da comparação externa;
- Técnicas para reestruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam a insegurança, o medo de errar, o sentimento de inferioridade e a autossabotagem.
Módulo III – Dificuldades na Aprendizagem e Ansiedade de Desempenho
Objetivo: Compreender e intervir nas origens emocionais das dificuldades escolares e dos bloqueios cognitivos, com enfoque na autorregulação e no foco atencional.
- Diferença entre dificuldades e perturbações de aprendizagem;
- Relação entre ansiedade, desmotivação e baixo rendimento escolar;
- Estilos parentais e expectativas como fonte de pressão;
- A influência da linguagem interna no desempenho;
- Técnicas para reestruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam o medo do fracasso, a procrastinação, a fuga ao erro, o bloqueio na escrita/leitura e a falta de motivação para estudar.
Módulo IV – Hábitos Disfuncionais e Automatismos Corporais
Objetivo: Reduzir padrões repetitivos de comportamento que funcionam como estratégias inconscientes de regulação emocional.
- Enurese, tiques, roer unhas, compulsões e outros automatismos;
- O cérebro como centro de controlo interno: metáforas de gestão corporal;
- Ligação entre rotina emocional e comportamentos de descarga;
- Técnicas para reestruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam automatismos de descarga emocional e comportamentos involuntários que afetam a funcionalidade e a autoestima.
Módulo V – Medo Fóbico e Reações Desproporcionadas
Objetivo: Intervir em fobias e medos excessivos através de técnicas hipnóticas que promovam segurança interna e controlo emocional.
- Diferença entre medo adaptativo e fobia infantil;
- Ciclo da evitação e reforço inconsciente da ameaça;
- Identificação dos estímulos fóbicos e origem simbólica do medo;
- Técnicas para reestruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam fobias específicas, medos generalizados, pensamentos catastróficos e evitamentos sociais ou escolares.
Módulo VI – Dores Psicossomáticas e Corpo Ansioso
Objetivo: Compreender o corpo como veículo da ansiedade e da dor emocional não expressa, promovendo a regulação através da hipnose.
- Sintomas físicos mais frequentes: dores, tensão, náuseas, insónias, entre outros;
- Corpo como reflexo de emoções reprimidas ou não verbalizadas;
- Regressão simbólica e desbloqueio somático;
- Técnicas para reestruturar e modificar padrões disfuncionais que reforçam a somatização, o sofrimento físico e a tensão acumulada associada à ansiedade.
Para mais informações: Academia da Formação
Esta formação tem lugares limitados.
Pré-requisitos: Profissionais na área da saúde e desenvolvimento pessoal;
Certificações: DGERT | ABH: American Board of Hypnotherapy (nivel Practitioner) | Academia da Formação Dr. Alberto Lopes | APHCH (Associação Portuguesa de Hipnose Clinica e Hipnoanálise);
A Academia da Formação Dr. Alberto Lopes reserva-se no direito de admissão dos formandos


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