O que é depressão em crianças e adolescentes?

O que é depressão em crianças e adolescentes?

A depressão é uma perturbação que manifesta-se através de uma sensação persistente de tristeza, afetando de forma significativa o humor, o comportamento e a capacidade para lidar com as atividades diárias. Na infância e adolescência, a depressão pode ter efeitos profundos no desenvolvimento emocional, social e escolar.

Os sinais de depressão em crianças e adolescentes podem variar, mas incluem:

  1. mudanças no apetite e nos padrões de sono;
  2. perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  3. irritabilidade;
  4. baixa autoestima;
  5. dificuldades de concentração;
  6. pensamentos negativos;
  7. comportamentos autolesivos;
  8. isolamento social;
  9. falta de energia;
  10. recusa em frequentar a escola;

Por exemplo, uma criança que anteriormente gostava de brincar com os amigos na escola, de repente começa a isolar-se, prefere ficar sozinha durante os intervalos e demonstra pouco interesse em atividades que antes a entusiasmavam. Pode apresentar mudanças significativas no apetite (recusa a comer), no padrão de sono (dormir mais que o habitual), e demonstrar falta de energia nas suas interações diárias. (o exemplo é meramente ilustrativo porque os sinais podem variar de pessoa para pessoa)

Em que momento os pais devem procurar ajuda terapêutica?

A procura de ajuda especializada deve ocorrer quando os pais percebem que as estratégias habituais não estão a ajudar a criança ou adolescente a superar o sofrimento e dor emocional que o problema possa estar a causar.

Por isso, os pais devem estar atentos:

  1. Persistência dos sintomas: Se os sintomas persistirem ou piorarem apesar das estratégias de intervenção dos pais e do apoio familiar;
  2. Impacto na vida diária: Se o problema do filho estiver a afetar significativamente o seu funcionamento diário, como na escola, em casa ou nos relacionamentos;
  3. Preocupações persistentes: Se os pais estiverem constantemente preocupados com a saúde mental do seu filho e não souberem como lidar com os problemas apresentados, procurar orientação pode ser benéfico para toda a família.

Paulo Dias – Neuropsicólogo e Hipnoterapeuta da Clínica Dr. Alberto Lopes

 

Compartilhar esta publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two − 1 =

× Como posso ajudar?